sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Copa do Mundo

Milos quase chegou à 3ª rodada!


A Copa do Mundo de Xadrez é uma competição aos moldes do tênis, modelo bastante interessante que estimula a luta, já que só um avança. Estão classificados enxadristas de todos os Continentes, atravês dos Continentais e Zonais, além dos mais fortes pelo ranking e classificação no mundial. O Sistema de disputa é o Eliminatório com 128 enxadristas, confrontand-se atravês de matchs, com 2 partidas pensadas (90´para 40 lances, mais 30 minutos, além de 30" desde o 1º movimento); no caso de empate em 1-1, serão jogadas 4 partidas rápidas (25' + 10"); persistindo o empate serão jogados mini-matchs de 2 partidas de blitz (5' + 3"), continuando no caso de continuar 1-1 até um máximo de 10 partidas, nesse caso será jogada uma partida de armagedon (brancas 5, pretas 4, empate favorece as pretas). A premiação total é de U$ 1.600.000,00, sendo U$ 6.000,00 para os eliminados na 1ª rodada, U$ 10.000,00 para 2ª rodada, ..., com U$120.000,00 para o campeão.
O Brasil foi representado pelos GMs Alexandr Fier, Rafael Leitão e Gilberto Milos. Os dois primeiros foram eliminados na rodada inaugural no tie-break por 3.5 - 2.5, respectivamente pelos russos Alexander Khalifman, ex-campeão mundial, e Artyom Timofeev. Já Milos passou pelo fortíssimo Zahar Efimenko (RUS) na Rodada 1, com vitória de pretas e empate de brancas - 1.5 - 0.5, avançou à Rodada 2, enfrentando outro russo, Nikita Vitiugov, representante da nova geração russa. O duelo de Milos contra Vitiugov foi durissímo terminando 4.5 - 3.5 à favor do russo, não faltando emoção, pois o brasileiro após empatar o clássico em 1-1, foi surpreendido com 2-0 nas primeiras partidas rápidas, entretanto não se entregou e foi buscar as 2 vitórias necessárias para chegar ao blitz, o desgaste psicologoco pode ter exaurido o brasileiro, que perdeu o primeiro mini-match blitz por 1.5 - 0.5.
Muitas surpresas vem marcando essa Copa, com destaque para os chineses, já começando na 1ª rodada, sendo as principais, as eliminações do nº 16. Sergei Movsesian (MVK) pelo 113. Yangyi Yu (CHN); 34. Gabriel Sargissian (ARM) pelo 95. Chao Li (CHN); 38. Emil Sutuvsky (ISR) pelo 91. Weiqi Zhou (CHN); 40. Sergei Tiviakov (RUS) pelo 89. Eduardo Iturrizaga (VEN).
Na 2ª rodada as supresas continuaram e foram mais marcantes. O número 4 da prova, Top10 do mundo, Alexander Morozevich (RUS) foi eliminado por Victor Laznicka (CZE) por 2 - 0; o nº 5 Teimur Radjabov (AZE) pelo experiente Konstatin Sakaev (RUS), por 1.5 - 0.5; o nº 6 Vassily Ivanchuk (UCR) pelo jovem Wesley So (PHI) por 1.5 - 0.5, o que cuminou o desejo de encerrar a carreira no excentrico top10 do mundo; o nº 15 Leinier Dominguez foi eliminado, assim como seu compatriota Bruzon, pelo jovem Italiano Fabiano Caruana, carrasco dos cubanos; novamente os chineses Yu e Li avançaram, eliminando dessa vez respectivamente Bartel (POL) e Pelletier (SUI), fazendo com que a China, com 4 representantes, tenha a segunda maior representação na décima-sexta-de-finais (1/32), atrás apenas da Rússia com 9 representantes.
A primeira partida da 3ª rodada já foi jogada e o filipino Wesley So segue causando sensação, agora vencendo de pretas o norte-americano Gata Kamsky. Destaque, também, para David Navara (CZE) com vitória sobre Sergei Karjakin (UCR) e Shakrirar Mamedyarov (AZE) que conquistou sua 5ª vitória consecutiva, agora sobre Wang Hao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário